Oscar – Sporting de Portugal

Hoje a camisa que participa do Oscar e que será comentada é a do Sporting Away, indicada para 3 categorias, Melhor Templante, Melhor Camisa Inovadora e Melhor Marca. O Sporting ainda tem como representante na Melhor Camisa Clássica o seu modelo Home. Segue mais uma reedição.

…Sporting de Portugal

O Sporting foi fundado em 1906 mas seu primeiro escudo foi desenvolvido somente no ano seguinte, os fundadores pediram a permissão para Fernando de Castelo Branco que o leão que havia no brasão de sua família fosse usado também no brasão do Sporting, Fernando autorizou mas impôs condições, o leão deveria ser prata e preto com o fundo verde representando que ele depositava esperanças e desejos de prosperidade para o clube que há pouco havia sido fundado. Os fundadores concordaram e adotaram as cores para os uniformes também, o primeiro era listrado na horizontal, ao contrário do que é hoje, e acompanhado de calções brancos posteriormente substituídos pelo preto. O jogo de inauguração foi uma derrota de 5 a 1 e o primeiro confronto contra o Benfica, seu maior rival, foi uma vitória de 2 a 1

O plantel, durante esse século e pouco de vida, teve muitos jogadores consagrados, entre os mais recentes e conhecidos posso destacar os portugueses Figo, Quaresma, Simão, Rui Jorge, e Cristiano Ronaldo e o brasileiro Liedson. Dos mais velhinhos além de André Cruz o clube também contou com Beto Acosta, mas não é o Acosta do Corinthians, é o Acosta que apareceu para o mundo no San Lorenzo em 88 e no Sporting Lisboa teve seu maior número de jogos numa única passagem e ainda conseguiu ser campeão português com 34 anos. Foi também jogador da seleção argentina onde conquistou a Copa das Confederações de 92 e a Copa América em 93, em 2001 Acosta voltou para o San Lorenzo e ainda conseguiu conquistar o título da Sul-Americana em 2002.

O clube tem 18 títulos portugueses, o último na temporada 0102, o clube também tem 14 Taças de Portugal e 4 Campeonatos de Portugal que é o antecessor da Taça. O clube é o 3º maior vencedor do campeonato português que só tem 5 vencedores na história, além de Sporting, Porto e Benfica venceram também, cada um uma vez, Boavista e Belenenses, Já da Taça de Portugal é o 2º maior vencedor, porém é o clube que mais vice.

A camisa do Sporting que eu vou mostrar é a de visitante dessa temporada, é feita pela Puma e segue o padrão que foi aplicado em todos os clubes. Existe um característica nessa camisa que deixa ela linda, é a escolha dos pontos que se tornaram detalhes. As Puma geralmente aplica as cores secundárias na suvaqueira que as vezes é acompanhada da gola também. Porém existe outro ponto que também pode receber a cor secundária e ele se localiza na parte de baixo da manga e se estende em forma de faixa até o final da camisa mas sempre conduzido pela lateral. Tem um formato mais geométrico, sem curvas extremas e consegue atingir uma grande parte da camisa, muito melhor que a suvaqueira, pois além de mais bonito e melhor posicionado na camisa ele também proporciona cores para todo o conjunto. No caso do Sporting o time foi premiado, conseguiu além das golas essa segunda parte que eu acabei de citar, ou seja, dos uniformes Puma ele conseguiu praticamente o melhor conjunto de detalhes, faltou apenas o colarinho, apesar que olhando melhor não combinaria com esse estilo versátil que a camisa possui. A combinação de cores é linda, preto com verde limão, aplicação perfeita, o preto como cor primária deixa a camisa escura e os detalhes em verde destacam as partes em que foi aplicado e proporcionam um toque mais claro porém cheio de modernidade. A gola da Puma também se encaixou de forma espetacular, ela já é naturalmente linda, adoro esse detalhe que a gola não acaba quando entra em contato com a camisa e continua com essa espessura finíssima até realmente chegar ao seu fim. E nessa caso as cores também atuam de forma linda, o contraste é lindo. O grande erro na camisa novamente fica por conta dos patrocinadores, a TMN (empresa de celulares da PT (Portugal Telecom)) ocupa agora espaço nos 3 grandes clubes lusitanos, mas assim como a sua matriz simplesmente não adapta o logo para melhor aplicação nas camisas e acaba mandando para as camisas esse quadrado azul claro que é totalmente contrário a cor secundária da camisa. Além disso o TMN não é centralizado com o próprio quadrado o que dá a péssima impressão de falta de centralização de toda a camisa. O Sapo, um site estilo o Terra, também não colaborou, e olha que podia, o logo tem uma cor muito parecida com a da camisa e ficaria ótimo a exemplo dos detalhes, só que eles resolveram fazer a parte deles como patrocinador e abriram uma enorme caixa (enorme pois estamos falando de mangas) branca na camisa preta o resultado é triste, acabaram com a camisa que tinha tudo para ser linda. De qualquer forma ainda tenho ela como Objeto de Desejo e no site do Sporting tem ela a venda sem patrocínios e ainda sai 5 euros mais barata.

sporting-0708-b.jpg

Anúncios

1 comment so far

  1. Bernardo García on

    Cara,

    Sobre essa camisa away do Sporting, as com patrocínio para vender têm essa caixa horrorosa do Sapo, triste mesmo. Mas as que os jogadores usaram tinham apenas o Sapo sem o fundo branco (a dita caixa). Acho que seria exatamente o que faria você curtir a blusa. Pena que não foi vendida em loja alguma, nem na internet (só vendem com o fundo branco gigante ou sem nada). A TMN vêm na frente mesmo, com a caixa azul (justamente porque a caixa é que centraliza a propaganda NA FRENTE da camisa, o nome vem descentralizado DENTRO DA caixa). Atrás vem o patrocínio do BES. Parecem vários patrocinadores, mas na verdade é apenas uma holding, como o Flamengo com LUBRAX, PETROBRAS e Grand Prix… O BES é o banco da holding, a PT é telefonia fixa, a TMN é a celular e o Sapo, a internet.

    É isso, abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: