B. Mönchengladbach Hat-Trick I

O Borussia Mönchengladbach é um time alemão que acabou de retornar a elite da Bundesliga, é também o  time com o maior nome que eu conheço, muitas vezes eu me enrolo para escrever e confesso que não faço idéia de como se fala o nome corretamente.

Mas mesmo estando na segunda divisão e sendo impronunciável a Lotto quando chegou no mercado brasileiro resolveu trazer suas camisas para serem vendidas, pelo visto deve ter dado certo pois na segunda temporada da Lotto aqui eles acabaram repetindo a dose e trouxeram a camisa Away do clube. Nesse Hat-Trick eu vou apresentar para vocês a camisa Home da temporada 0708, a Home da 0809 e a Third da 0809 trazendo uma comparação principalmente com a opção de caixa do patrocínio. Espero que apreciem, a de hoje é a Home da temporada passada.

A camisa foi feita pela Lotto, entretanto assume o modelo de uma temporada antes (0607) e que era muito parecido com o do Mainz de duas temporadas e o do Góias dessa. O uniforme Home do clube tradicionalmente é branco com detalhes pretos e verdes, mas nessa camisa a Lotto deu uma ousada e fez listras. As listras começavam grossas e ao mesmo tempo que iam fazendo uma curva para a esquerda também iam afinando, um desenho meio que aleatória eu diria, pois não há coerência e simetria alguma. Talvez até por isso que eu fique tão intrigado com esse desenho, afinal ele é uma idéia incrível e bem feita ou é um suspiro de loucura de algum desenhista de camisas. Sinceramente eu tendo mais para a segunda idéia, pois apesar da idéia ser interessante ela acarretou em muitos erros posteriores.

A começar pelo espaço em branco que acabou sendo criado no lado direito da camisa, na tentativa de amenizar o problema a Lotto resolveu colocar como se fosse mais uma listra, só que ela não segue o mesmo padrão de divergência das outras ou seja acabou fortalecendo ainda mais a idéia desse espaço em branco,no final parece que a gola tem algum centro de gravidade negativo que afasta as listras. Eles deveriam ter assumido o espaço branco e simplesmente não ter criado nada, era caso de até abrirem mão do símbolo da Lotto na manga para deixar a camisa mais bonita ainda. O segundo erro que foi criado é o espaço para o símbolo, num mesmo caso a Udinese resolveu colocar o símbolo no espaço em branco pois do lado esquerdo ele fica muito mal encaixado, não tem espaço para se valorizar e acaba engolido pelas faixas.

O patrocínio fecha o circuito de erros, como é normal quando se tem camisas listradas os patrocínios precisam de uma caixa para colocarem seus logos de forma limpa. Nesse caso não foi diferente, mas a irregularidade das faixas acabou denunciando a caixa e criando pontas horríveis que atrapalham o desenho, a opção de uma caixa branca e o Kyocera preto seria igualmente ruim pois as pontas iriam agora ser para dentro das faixas, a única solução possível é a loucura total,  descentralizar o patrocínio e arrastar para que ele comece na primeira e termine na terceira como deve ser feito, mas possivelmente causaria uma sobrecarga do lado esquerdo e o público não ficaria muito contente. Poderia ser feito algo estilo Ajax e ABN AMRO.

A posição do símbolo da Lotto no peito é boa, ficou uma das poucas coisas limpas, mas eu ainda sou a favor de deixar o espaço mais branco possível para assumir o contraste que é proposto pelo desenho. Já o Lotto das mangas eu acho que estão muito para baixo, é um mal da Bundesliga, todo clube alemão e patrocinado pela Lotto tem isso, deve ser alguma coisa para o melhor encaixe do Patch. Mas fato é que ele acaba puxando toda a camisa para baixo, deveria ser usado normalmente ou abolido, obviamente a segunda idéia é melhor e mais inviável. O vermelho acaba não representando um problema, proporciona mais cor para a camisa e interage com todos os outros elementos, além disso com a ajuda do Kyocera ele acaba se fazendo presente em toda a camisa.

A gola da camisa em compensação combina perfeitamente com o conjunto, lisa e bem simples da todo o conceito de modernidade que a camisa tem, além disso o desenho dela usando esse corte lateral é bem bonito, os mais implicantes vão até dizer que a Nike fez a cópia para essa temporada. Já a barra da manga com esse estilo meio a meio não me agrada, nesse caso sou a favor de todo preto, ou o lado esquerdo preto e o direito branco tonificando a diferença dos lados. No final conclusão que eu chego é que a camisa foi feita sem o necessário critério de “o que vai ser adicionado a ela quando sair da minha prancheta” assim virou um acumulo de elementos mal organizados e conseqüentemente uma peça feia. Além disso também é clara a intenção da Lotto de tentar amenizar o excesso de criatividade criando elemento mais comuns com o propósito de não espantar o público, um erro como a própria marca teve a oportunidade de constatar no mesmo ano com o modelo de raio.

Anúncios

3 comments so far

  1. Ricardo on

    Concordo com a maioria das coisas que você falou e realmente não acho essa camisa muito bonita não

    gostei dessa novidadezinha em baixo da camisa, fico estilosa

    abraco guilherme

    Resposta:
    hahahah, então você percebeu né? Coloquei pois acho que quando alguém achar no google tem ao menos uma referência do blog, ajuda pouco, mas já é alguma coisa

  2. Claucio on

    Cara, template é foda. Quando bati o olho achei que fosse falar da Udinese. Igualzinha, duas temporadas atrás.

    Resposta:
    É, templante é muitooo foda

    camisas iguais são corriqueiras, inumeros casos poderiam ser citados inclusive de clubes e seleções uma coisa estranha pois normalmente as seleções tem uniformes mais bem acabados, parece que os designers se dedicam mais.
    Mas no fim das contas é triste isso sim

  3. camisetasfutbolchina on

    camisetasfutbolchina es el proveedor profesional con la camiseta de réplica de fútbol,camisetas de fútbol barato . Usted puede por menor o al por mayor las camisetas de fútbol en línea. Camisetas de Fútbol es la tienda más grande de equipos de fútbol en España.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: